Oficina de
Atividades Lúdicas

A oficina de atividades lúdicas contempla contação de histórias e brincadeiras lúdicas.

 

A arte de contar história está presente na sociedade há muito tempo. A oralidade foi e é uma das grandes propagadoras de muitas culturas. Através dela expressamos sentimentos, conhecimento, experiências.

 

Na infância, a contação de história representa uma das primeiras maneiras de transmitir conhecimento e estimular a imaginação das crianças. Ela influi em vários aspectos da educação, como na afetividade, despertando a sensibilidade e o amor à leitura; na compreensão, estimulando a leitura rápida e a compreensão do texto; e também na inteligência, desenvolvendo a aprendizagem de termos e conceitos e da aprendizagem intelectual.

 

Os benefícios da contação de história são inúmeros e ela deve ser estimulada. Contar histórias é uma ótima forma de criar vínculos e construir bons momentos.

 

Conheça os benefícios da contação de histórias:

 

 Associação de vivências

Ao ouvir ou ler uma história a criança pode fazer associações das suas próprias vivências. Esse processo de identificação com as situações encontradas nas histórias faz com que a criança desenvolva meios de lidar com suas dificuldades, sentimentos e emoções, por exemplo.

Nesse sentido, os contos de fadas, que colocam um dilema existencial de forma breve e de maneira simplificada, são muito importantes para apresentar situações e sentimentos para a criança. Além disso, por criar essa conexão de identificação, é uma ótima maneira de estimular o gosto pela leitura.

 

Incentivo à leitura

A convivência com a oralidade desde de muito cedo pode aguçar o desejo pela leitura. A leitura é algo enriquecedor na formação do indivíduo. Além de ampliar o vocabulário e os campos de conhecimento, a leitura é um grande exercício para a imaginação.  Ao ouvir uma história com atenção a mente humana tende a projetar no campo da imaginação o enredo da história e é o mesmo que acontece com a leitura.

 

Liberdade de expressão

Ouvir histórias não é algo passivo. As reações que temos ao ouvir histórias contribuem, por exemplo, para aqueles à nossa volta compartilharem opiniões e olhares sobre o mundo. É isso que a arte faz. Nos provoca. Nos instiga. Nos liberta.

 

Desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem

A oralidade enriquece a comunicação, uma vez que as crianças fazem uso da linguagem a todo momento, e favorece a interação social. Isso é muito importante para a inserção da criança em sociedade, pois é por meio da interação social que as crianças são inseridas na linguagem, partilhando significados e sendo significadas pelo outro.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

© 2020 INSTITUTO ÍRIS DE LUZ

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now